Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-ES já revisou biometricamente mais de 90 mil eleitores no ES

    O desembargador Annibal de Rezende Lima, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, fez hoje (4/12) um balanço parcial sobre os trabalhos de revisão biométrica no Espírito Santo. Para o desembargador, o índice de títulos de eleitor cancelados no Espírito Santo, até o momento, superou as suas expectativas. “Eu esperava menos cancelamentos, porque até o momento, a Justiça Eleitoral já cancelou quase 10% das inscrições do total do eleitorado previsto para ser revisado biometricamente até março de 2014”, disse o desembargador. O município que chamou mais atenção do corregedor foi Bom Jesus do Norte, onde foram cancelados mais de 28% dos títulos do município.

    Até o momento, segundo a Corregedoria Eleitoral, o TRE-ES já concluiu revisão biométrica em oito municípios do Estado e revisou mais de 92 mil inscrições eleitorais. Os trabalhos começaram em 8 de julho, pelos municípios de Apiacá e Bom Jesus do Norte. Depois, prosseguiram por Baixo Guandu, Domingos Martins, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Itaguaçu e Itarana.

    Semana quem vem, dia 13 de dezembro, o TRE-ES conclui a revisão biométrica nos municípios de Boa Esperança e Mucurici. A revisão de eleitorado nestes municípios está estimada em aproximadamente 16.000 eleitores , 11.000 em Boa Esperança e 5.000 em Mucurici. Até 2014, o TRE-ES tem a previsão de revisar cerca de 190 mil eleitores.

    O corregedor alerta aos eleitores dos municípios que já foram revisados e que tiverem suas inscrições eleitorais canceladas, em razão de não atenderem ao chamado da Justiça Eleitoral ou, mesmo tendo atendido o chamado, não comprovaram seu domicílio no município revisado, que poderão procurar o Cartório Eleitoral de seu domicílio e proceder à regularização de sua situação eleitoral até a data do fechamento do cadastro nacional de eleitores, que será em 7 de maio de 2014.

    Mas atenção, os eleitores que não regularizarem sua situação até de 07 de maio de 2014, não poderão votar nas eleições de 2014. Estes, só poderão regularizar sua situação eleitoral após a realização do pleito de outubro de 2014. O cidadão que teve o título cancelado não pode tomar posse em cargo público, nem fazer matrículas em escolas públicas, também estará impedido de tirar passaporte, além de estar com os seus direitos eleitorais suspensos.

    A revisão biométrica no Espírito Santo terá continuidade em janeiro e será concluída em março de 2014, antes do fechamento do cadastro eleitoral. Serão revisados no próximo ano cinco municípios: Itapemirim, Rio Novo do Sul, Alegre, Ibiraçu e Muniz Freire, com, aproximadamente, 86.000 eleitores, que correspondem a 26.574 em Itapemirim, 9.842 em Rio Novo do Sul; 25.108 em Alegre; 9510 em Ibiraçu e 14.996 em Muniz Freire.

    Os Cartórios Eleitorais dos municípios que serão revisados em 2014 já estão trabalhando com o procedimento de revisão de eleitorado, com coleta de dados biométricos. Assim, os eleitores dos referidos municípios podem se antecipar à data oficial, evitando, com isso, o maior fluxo de eleitores.
    Os eleitores que ainda serão submetidos ao procedimento de revisão de eleitorado, com coleta de dados biométricos, deverão comparecer ao Cartório Eleitoral de seu domicílio portando:
    um documento de identidade – como carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH; o título de eleitor, se ainda tiver, e um comprovante de residência - contas de água, luz ou telefone; nota fiscal onde conste o endereço do eleitor; envelope de correspondência com o nome do eleitor e seu endereço ou cheque bancário, desde que conste o endereço do correntista .

    Para a revisão biométrica são coletadas a fotografia, a impressão digital e assinatura digital. Atualmente, há no Espírito Santo 2.618.635 eleitores inscritos.

    COMUNICAÇÃO DO TRE-ES

    Vitória, 4 de dezembro de 2013

    • Publicações1053
    • Seguidores284409
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-es-ja-revisou-biometricamente-mais-de-90-mil-eleitores-no-es/112189342

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)