Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ESTÁ ENCERRADO PRAZO PARA O ELEITOR FALTOSO SE REGULARIZAR

    Encerrou às 18 horas desta quinta-feira, 25/4, o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o eleitor que não votou e nem se justificou nas três últimas eleições se regularizar junto à Justiça Eleitoral. No Espírito Santo eram 35.875 eleitores faltosos e, de acordo com o resultado parcial que o TSE divulgou no início desta noite, consta que, no estado, cerca de 7,5% dos que estavam irregulares procuraram a Justiça Eleitoral para se regularizar, ou seja, menos de três mil eleitores.

    O eleitor que se encontrava nessa situação e não procurou o cartório eleitoral para regularizar o cadastro já está com o título cancelado. Mas, só a partir do dia 14 de maio que o TSE irá divulgar a lista com os nomes dos que estão com os títulos cancelados.

    O cancelamento do título implica a perda de vários direitos, como, matricular-se em estabelecimento de ensino público, tomar posse em função ou cargo público, caso o cidadão tenha sido aprovado em algum concurso, impede, ainda, a emissão de documentos oficiais, como passaporte.

    Durante esta semana, os cartórios eleitorais do estado registraram um movimento muito além do esperado. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo teve que organizar uma força tarefa e deslocar servidores da sede do TRE-ES para atender a grande demanda em vários cartórios da Grande Vitória.

    Foram mais de 28 mil atendimentos, só nos primeiros 25 dias do mês de abril.

    Mas a grande maioria que procurou a Justiça Eleitoral não fazia parte dos 35.875 que deixaram de votar em três eleições consecutivas. Os demais eleitores que estavam com alguma irregularidade no cadastro ou que desejavam fazer alguma alteração no título, como mudança de domicílio eleitoral, nome, etc, poderiam fazer esse acerto até maio de 2014, mas acabaram enfrentando filas e acertando o cadastro antes do prazo final.

    Em todo o país, o Tribunal Superior Eleitoral identificou mais de 1 milhão e 500 mil eleitores faltosos.

    ASSESSORIA DE COMUNICAÇAO DO TRE-ES

    Vitória, 25 de abril de 2013

    • Publicações1053
    • Seguidores284408
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esta-encerrado-prazo-para-o-eleitor-faltoso-se-regularizar/100479740

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)