Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-ES PARTICIPOU O PRIMEIRO SIMULADO NACIONAL DOS SISTEMAS ELEITORAIS

    Cerca de 20 técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo participaram nesta última semana do primeiro simulado nacional dos sistemas eleitorais, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse simulado tem o objetivo de testar todos os sistemas que serão utilizados no processo eleitoral, especialmente o de urnas eletrônicas e o sistema de totalização de resultados.

    O simulado é feito de forma simultânea, com a participação de vários Estados do país, onde os técnicos ficam em suas respectivas sedes sincronizados com o TSE. Nesse simulado, os TRE\'S ainda fazem o treinamento de suas equipes para utilizar esses sistemas e aprender a dar o suporte para as Zonas Eleitorais em qualquer eventualidade.

    De acordo com Danilo Marchiori, secretário da Tecnologia da Informacao do TRE-ES, os trabalhos se concentraram na simulação de todo o processo de votação e apuração, desde a preparação das urnas até a divulgação dos resultados finais da eleições.

    Os resultados dos trabalhos foram satisfatórios, tivemos problemas sim, mas os problemas naturais que devem acontecer nesta fase, para que os TRE-ES faça os ajustes necessários para que tudo corra bem no dia da eleição, explicou Danilo.

    Agora em setembro, o TRE-ES vai realizar outra simulação do processo eleitoral, só que será uma simulação bem mais ampla. Será de 10 a 14 de setembro, o simulado Estadual, exclusivo do TRE-ES, com a participação de todas as Zonas Eleitorais do Estado. Nesse simulado, teremos, inclusive, convite aos eleitores das Zonas com Biometria, que são Viana, Castelo e Dores do Rio Preto, disse Marchiori.

    Esse trabalho é fundamental, pois não podemos ir para eleição sem saber o que vai acontecer. Vamos tentar antecipar, ao máximo, todas as situações, para estarmos com todas as possibilidades previstas para as eleições, concluiu o secretário da STI.

    Nessa próxima semana, de 22 de agosto a 1º de setembro, o TRE-ES começa a fazer o treinamento com os técnicos de urnas. Os TU\'s, como são chamados, são profissionais preparados para auxiliar os Cartórios Eleitorais com relação a todas as operações das urnas eletrônicas, inclusive para prestar suporte em caso de defeito de urna, no dia das eleições.

    As eleições municipais serão realizadas, em primeiro turno, no dia 7 de outubro.

    COMUNICAÇAO DO TRE-ES

    Vitória, 17 de Agosto de 2012

    • Publicações1053
    • Seguidores284406
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-es-participou-o-primeiro-simulado-nacional-dos-sistemas-eleitorais/100034148

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)