Carregando...
JusBrasil - Notícias
18 de dezembro de 2014

CARTÓRIOS ELEITORAIS DO ESTADO ATENDEM MAIS DE 12.000 EM DOIS DIAS E FAZEM PLANTÃO NESTE FIM DE SEMANA

Publicado por Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Todos os Cartórios Eleitorais do Espírito Santo farão plantão neste próximo fim de semana, dias 5 e 6 de maio. O atendimento será das 9 da manhã às 18 horas. O prazo para tirar o título de eleitor ou fazer qualquer movimentação ou alteração no título, termina em 9 de maio, próxima quarta-feira.

Mas o eleitor que deixou para a última hora é bom se preparar para enfrentar filas. A Justiça Eleitoral tem registrado um grande movimento nos Cartórios desde ontem, quando começou o plantão. Em dois dias de trabalhos intensivos foram atendidos 12.440 eleitores nos 58 Cartórios Eleitorais do Estado. O que registrou o maior movimento foi o da 53ª Zona Eleitoral, que fica em Laranjeiras, na Serra, que atendeu 740 eleitores nesta quinta e sexta-feira.

O Cartório da 32ª Zona, em Vila Velha, atendeu 668, nos dois dias, e o da 2ª Zona Eleitoral, Cachoeiro de Itapemirim atendeu 611. O Cartório de Linhares, da 25ª ZE, atendeu 512. Em São Mateus, a 21ª ZE também registrou um grande movimento nesses dois primeiros dias de plantão: foram 485 atendimentos. Em Guarapari, 24ª Zona, foram 478, por fim, em Vitória, o Cartório da 1ª ZE, que fica no Fórum Cível, atendeu 447 eleitores e o da 52ª, na Enseada do Suá, atendeu 385.

Mais de 60 servidores, que atuam na sede do TRE-ES, foram deslocados para os Cartórios Eleitorais da Grande Vitória, e estão reforçando o atendimento e garantindo o pleno funcionamento do plantão. Todo ano eleitoral o TRE registra um grande movimento nos Cartórios nessa época de fechamento de cadastro, pois os capixabas deixam para última hora, apesar da Justiça Eleitoral avisar do prazo desde o início do ano.

Mas atenção: a Justiça Eleitoral não emite título de eleitor pela Internet, apenas permite que o eleitor agilize o seu cadastro. Quem optar em agilizar via internet, é necessário saber que é preciso comparecer pessoalmente ao Cartório com o número do protocolo e os documento exigidos. Tirar o título ou fazer qualquer alteração ou movimentação é muito rápido, foram do período de fechamento de cadastro, basta levar a documentação correta, que o eleitor já sai com o título na mão.

Os endereços estão disponíveis em www.tre-es.jus.br, ao lado esquerdo da página, clicar no link "Cartórios". Em Vitória, exitem três Cartórios Eleitorais: um no Cento, no Fórum Cível, outro na Enseada do Suá e em Jardim Camburi, na Rodovia Norte Sul. Vila Velha também possui três: um centro, outro no IBES e um terceiro em Divino Espírito Santo. Na Serra, um Cartório funciona em Serra Sede, outro em Laranjeiras e o terceiro em Jacaraípe. Cariacica possui dois: um em Alto Lage e outro em Itacibá.

Alistamento

Para os que vão fazer o alistamento, ou melhor, tirar o primeiro título de eleitor, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando documento oficial com foto e comprovante de residência. Pode se alistar o cidadão que tiver 16 anos completos até o dia da eleição, mas para os maiores de 18 anos o alistamento é obrigatório.

Transferência

O eleitor que mudou de município, estado ou país e vai requerer a transferência de domicílio, deve comparecer com o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, documento oficial de identidade - com foto - e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc) que ateste o mínimo de três meses no novo domicílio. Esse eleitor também tem que ter o intervalo de no mínimo um ano entre a última movimentação ou transferência.

Revisão e 2ª via

Aquele eleitor que desejar apenas alterar seus dados pessoais, ou local de votação, sem mudança de município, deve pedir uma revisão. Esse também deve apresentar o título de eleitor, se possuir, comprovante de residência, documento oficial de identificação, com foto, certidão de casamento, se for o caso de mudança de nome. Os que vão requerer a segunda via, devem procurar, preferencialmente, o cartório da Zona Eleitoral onde estão inscritos com documento de identidade com foto e devem estar quites com a Justiça Eleitoral.

Mobilidade Reduzida

Também deve procurar o Cartório Eleitoral aquele eleitor que possui alguma deficiência ou mobilidade reduzida, para comunicar à Justiça Eleitoral qual é a sua necessidade e o TRE-ES transferi-lo para uma seção acessível no dia da eleição.

Outras informações necessárias, o eleitor encontra no endereço eletrônico www.tre-es.jus.br ir no link serviços ao eleitor.

COMUNICAÇAO DO TRE-ES

Vitória, 03 de maio de 2012

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Escolha uma cidade da lista
Disponível em: http://tre-es.jusbrasil.com.br/noticias/3108294/cartorios-eleitorais-do-estado-atendem-mais-de-12000-em-dois-dias-e-fazem-plantao-neste-fim-de-semana